Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16830
Título: Processo de trabalho no Núcleo de Apoio à Saúde da Família: Um relato de experiência
Autor(es): Pires, Mariela Virgínia Cabral
Palavras-chave: Processo de trabalho
Profissional de Educação Física
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: A criação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) ao constituir equipes compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuar em parceria com os profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF), ampliou a territorialização, a regionalização, compartilhando as práticas em saúde, considerando a legislação federal e as políticas públicas relativas à saúde, dentre as quais a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). O profissional de educação física (PEF) foi reconhecido como profissional de saúde através da Resolução CNS - N° 218, de 6 de março de 1997, principalmente devido às mudanças no perfil de morbidade e mortalidade, caracterizadas pelo predomínio das doenças crônicas não transmissíveis. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo descrever a vivência prática do processo de trabalho do PEF no NASF do município de Surubim- PE. Concluindo que, enquanto profissional mediador na Estratégia da Família pude vivenciar os êxitos e limitações naturais de qualquer programa. Essa dicotomia se faz presente a partir do momento em que a teoria é engessada e muito diferente da realidade vivenciada no dia a dia do profissional. Apresenta dificuldades na elaboração e execução das ações em saúde, porém, não justifica a omissão de serviços de promoção-prevenção-reabilitação dos quais as famílias têm o direto total em conhecer e usufruir. Portanto, cabe ao profissional ter a sensibilidade na profissão de querer sempre obter os melhores resultados para a população por mais que árduo for o caminho.
Descrição: PIRES, M. V. C. Processo de trabalho no Núcleo de Apoio à Saúde da Família: Um relato de experiência. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16830
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariela Virgínia Cabral Pires.pdfPDF - Mariela Virgínia Cabral Pires11.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.