Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16832
Título: Análise comparativa entre metodologias de treinamento tensional e metabólica para a hipertrofia muscular
Autor(es): Cunha, Gabriel de Souza
Palavras-chave: Hipertrofia muscular
Treinamento metabólico
Treinamento tensional
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Sabemos que a área da musculação é repleta de teorias sobre qual é a maneira mais eficiente para se alcançar a tão almejada hipertrofia muscular. Porém, a falta de conhecimento específico necessário faz com que alunos e até mesmo profissionais da área acabem se encontrando em meio a uma enorme confusão de metodologias e teorias de treinamento que se contradizem e, geralmente, se baseiam em achismos e conhecimento empírico. Todavia, ao observarmos todas essas metodologias encontramos sempre dois pontos em comum, que sempre são tratados com muita importância: Intensidade e Volume. Diante disso, o objetivo desse estudo foi realizar a comparação entre as bases metodológicas de treinamento metabólico e tensional, afim de verificar qual se apresenta mais eficaz no que se diz respeito ao aumento da hipertrofia muscular. O estudo foi do tipo Quasi Experimental, os participantes foram quatro voluntários estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 25 anos, já praticantes de musculação. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: Na 1ª etapa, verificou-se a perimetria dos dois braços relaxados e contraídos, teste de 1RM (uma repetição máxima) em todos os exercícios utilizados, e a aferição das dobras cutâneas bicipital e tricipital utilizando um adipômetro; a 2ª etapa foi após as oito semanas de treinamento, repetido todos os protocolos da primeira etapa. Os participantes foram divididos em dois grupos, onde um grupo realizou o treinamento com foco na sobrecarga tensional e o outro com foco na sobrecarga metabólica. Os resultados mostram que ambas as metodologias apresentaram bons resultados no aumento da perimetria dos participantes, no entanto, verificou-se que o grupo que trabalhou com a sobrecarga tensional apresentou os resultados mais expressivos. Porém, a partir da análise dos dados aqui coletados, pudemos verificar que ambos os métodos se mostram bastante eficientes para o objetivo proposto, além de ambos auxiliarem de forma satisfatória na obtenção dos resultados positivos dos subprodutos observados. Assim, foi possível concluir que em um treinamento que seja capaz de unir essas duas bases metodológicas, ou a utilização de ambos ao longo de um macrociclo seria provavelmente o ideal para alcançar um estímulo mais efetivo para a hipertrofia muscular do que os utilizar de forma individual. Ainda, é importante ressaltar que a compreensão das necessidades do praticante e de como aplicar cada base metodológica a partir disso é de fundamental importância para que ambas possam mostrar o seu potencial e porque as duas são as principais bases metodológicas da musculação.
Descrição: CUNHA, G. de S. Análise comparativa entre metodologias de treinamento tensional e metabólica para hipertrofia muscular. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16832
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel de Souza Cunha.pdfPDF - Gabriel de Souza Cunha9.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.