Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16833
Título: Transtornos de ansiedade, estado nutricional e sexo em adolescentes escolares: Um estudo transversal
Autor(es): Sales, Lucenildo Laerty da Silva
Palavras-chave: Transtorno de ansiedade
Estado nutricional
Adolescentes
Sexo
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: INTRODUÇÃO: A ansiedade é um transtorno psicológico que ocasiona disfunções orgânicas identificadas por comportamentos, especialmente nos hábitos alimentares, podendo comprometer a qualidade de vida, inclusive do adolescente. Isso pode causar obesidade e outras comorbidades. A presença desses transtornos varia também quanto ao sexo. Sua etiologia é parcialmente conhecida, porém, o acúmulo de gordura é frequentemente associado em estudos com mecanismos ansiosos em adolescentes. OBJETIVO: Investigar a associação entre a presença de transtornos de ansiedade (TAs) com o sexo e estado nutricional estimado pelo Índice de Massa Corporal em adolescentes escolares de Campina Grande-PB. METODOLOGIA: Estudo transversal realizado com 131 adolescentes entre 15 e 19 anos de escolas públicas de Campina Grande-PB, no período entre setembro e dezembro de 2016. Para avaliação do estado nutricional foi realizado o cálculo do IMC. Para avaliação da ansiedade foi utilizado o Questionário para Triagem de Ansiedade Infantil (QTAI-C). A análise estatística dos dados foi realizada por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 21.0), para associação entre IMC, transtornos ansiosos e sexo foi realizado o teste qui-quadrado, considerando-se IC 95%. RESULTADOS: Identificou-se que 32,1% dos pesquisados apresentam TAs, obtendo-se maior incidência nos eutróficos. A maior prevalência foi do transtorno de ansiedade de separação, verificado em 46,6% dos pesquisados. Constatou-se associação do transtorno do pânico e evitação escolar, ambos com o sexo feminino, com chances 2 e 4,2 vezes maiores, respectivamente, de meninas apresentarem esses transtornos. CONCLUSÃO: Conclui-se que a prevalência de TAs entre os adolescentes estudados foi elevado independente do estado nutricional mas relacionado ao sexo.
Descrição: SALES, L. L. da S. Transtornos de ansiedade, estado nutricional e sexo em adolescentes escolares: Um estudo transversal. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16833
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucenildo Laerty da Silva Sales.pdfPDF - Lucenildo Laerty da Silva Sales13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.