Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16835
Título: Características epidemiológicas dos casos de abandono do tratamento da tuberculose de doentes coinfectados tuberculose-HIV
Autor(es): Luz, Aline de Paula Rêgo Graciano
Palavras-chave: Coinfecção
Tuberculose
HIV
Abandono de tratamento
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar as características epidemiológicas dos casos de abandono do tratamento dos doentes coinfectados Tuberculose-HIV no estado da Paraíba entre os anos de 2005 e 2015. Para tanto utilizou-se do método transversal descritivo de abordagem quantitativa, com base em dados coletados por meio do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) da Paraíba, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, analisando-se variáveis com características sociodemográficas e clínico-epidemiológicas. Foram encontrados 268 casos de abandono notificados no período proposto, com predominância do sexo masculino (61,6%), de adultos jovens (66,8%) apresentando ensino fundamental incompleto e completo ou menor grau de escolaridade (76,2%). Dos casos verificados, o tipo de entrada mais frequente foi de casos novos (55,6%) e reingressos após-abandono (35,5%), com forma pulmonar da TB (79,5%) e doenças e agravos associados como AIDS (89,6%), álcool (25,8%), DM (4,1%) e sugestão para realização de TDO (19,4%). Por meio desta pesquisa foi possível conhecer as características da população estudada, bem como suas comorbidades e agravantes quanto à adesão ao tratamento.
Descrição: LUZ, A. de P. R. G. características epidemiológicas dos casos de abandono do tratamento da tuberculose de doentes coinfectados tuberculose-HIV. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16835
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Paula Rêgo Graciano Luz.pdfPDF - Aline de Paula Rêgo Graciano Luz10.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.