Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16838
Título: Avaliação da atividade gastroprotetora e toxicológica de derivados 2-amino-tiofeno
Autor(es): Dantas, Raiff dos Santos
Palavras-chave: Atividade gastroprotetora
Química medicinal
Úlcera gástrica
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: As moléculas sintéticas, ao lado dos produtos naturais, são uma fonte promissora para a descoberta de novas terapias farmacológicas. O tiofeno pertence a uma classe de compostos heterocíclicos contendo anéis de cinco membros. Dentre os heterocíclicos tiofênicos, destacam-se os compostos 2-amino-tiofeno, que têm sido bastante relatados nos estudos de investigação de novas drogas. Os compostos sintetizados a partir dos 2- amino-tiofenos são importantes intermediários da síntese de compostos farmacologicamente ativos. Diante disto, esta pesquisa, teve como objetivo avaliar a atividade gastroprotetora e toxicológica de derivados 2-amino-tiofeno. Os compostos foram sintetizados e caracterizados pelo Laboratório de Desenvolvimento e Síntese de Fármacos (LDSF) e testados no laboratório de Ensaios Farmacológicos da Universidade Estadual da Paraíba. Foram utilizados camundongos (Mus musculus) de ambos os são importantes intermediários da síntese de compostos sexos. A atividade gastroprotetora foi avaliada pelos modelos de indução aguda de úlcera por etanol e por anti-inflamatório não esteroidal (AINE). Para avaliação de segurança foi realizado o teste de toxicidade aguda não clínica. Na triagem avaliou-se a atividade de 5CN, 6CN e 7CN pelo modelo de úlcera induzida por etanol, e o único com atividade significante foi o 7CN 100 mg/kg, que inibiu as lesões em 45%. No segundo ensaio pelo mesmo modelo foi avaliada a atividade do 7CN nas doses de 100 e 150 mg/kg. Na dose de 100 mg/kg a inibição foi de 33%, já para a dose de 150 mg/kg foi de 54%. No último ensaio utilizando o modelo de úlcera por etanol, foi avaliada a atividade do WM03. Neste ensaio, as inibições para WM03 50, 100 e 150 mg/kg foram de 6, 19 e 52%, respectivamente. O último teste aplicado para avaliação da atividade gastroprotetora foi o de úlcera induzida por anti-inflamatório não esteroidal (AINE), onde foi verificada a atividade dos dois compostos mais promissores, WM03 e 7CN 150 mg/kg, os quais apresentaram inibição das úlceras de 51 e 44%, respectivamente. Na avaliação da toxicidade aguda do composto WM03 na dose de 1500 mg/Kg não foi evidenciada nenhuma alteração fisiológica ou comportamental, indicando baixa toxicidade do composto testado. Os resultados obtidos mostram uma possibilidade desses compostos tornarem-se agentes terapêuticos, sendo uma nova alternativa para o tratamento de lesões gástricas, entretanto, faz-se necessária a continuação desses estudos, que ratifique a segurança do seu uso, e elucide os possíveis mecanismos da resposta farmacológica.
Descrição: DANTAS, R. dos S. Avaliação da atividade gastroprotetora e toxicológica de derivados 2-amino-tiofeno. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16838
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiff dos Santos Dantas.pdfPDF - Raiff dos Santos Dantas16.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.