Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16839
Título: Desenvolvimento e caracterização de micropartículas de alginato contendo indometacina
Autor(es): Almeida, Eduardo Bezerra de
Palavras-chave: Micropartículas
Biopolímeros
Indometacina
Alginato
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: A via oral é bastante utilizada na terapêutica como via de administração de diversos fármacos para tratamento de moléstias, entretanto o uso crônico de fármacos por essa via vem causando efeitos adversos, já que se utilizam medicamentos de li beração convencional. Dessa forma a tecnologia farmacêutica vem buscando ao longo dos anos o desenvolvimento de pesquisas para novas formas de liberação de fármacos, onde os mesmos possuem diversas vantagens em relação aos medicamentos de uso convencionais, como o aumento da biodisponibilidade e a redução dos efeitos adversos causados pelos medicamentos. O presente trabalho teve como finalidade a produção de micropartículas de alginato contendo indometacina encapsulada, produzidas por spray drying, visando o uso oral e ainda caracterizar a formulação quanto aos seus aspectos físico químicos. As micropartículas foram desenvolvidas com variações de componentes, solventes e temperaturas de secagem, para determinar qual melhor formulação a ser seguida no presente estudo. As mesmas foram produzidas com sucesso, apresentaram-se de forma uniforme e esféricas, através dos resultados obtidos pelas técnicas de caracterização: MEV, DRX e FTIR, pôde-se constatar que a indometacina se encontra dispersa na matriz das micropartículas.
Descrição: ALMEIDA, E. B. de. Desenvolvimento e caracterização de micropartículas de alginato contendo indometacina. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16839
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Bezerra de Almeida.pdfPDF - Eduardo Bezerra de Almeida14.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.