Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16843
Título: Relação entre a sonolência diurna excessiva e o estilo de vida em adolescentes escolares
Autor(es): Silva, Marina Nunes de Souza
Palavras-chave: Sonolência
Adolescentes
Estilo de vida
Data do documento: 2-Mai-2017
Resumo: INTRODUÇÃO: O sedentarismo é um comportamento frequente entre os adolescentes e pode estar associado à alteração no padrão do sono, como a má qualidade e/ou a quantidade de horas de sono diária insuficiente, que podem contribuir para o surgimento da sonolência diurna excessiva (SDE). OBJETIVO: Avaliar a relação entre a SDE e o estilo de vida em adolescentes escolares. METODOLOGIA: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 563 adolescentes de escolas públicas, no período de setembro de 2012 a junho de 2013. Foi realizada a coleta de dados sociodemográficos e de estilo de vida através de um formulário e realizada aferição de medidas antropométricas para classificação do estado nutrcional. Para avaliação da SDE foi utilizada a Escala de Sono de Epworth (ESE). Foi realizada uma análise descritiva das variáveis sociodemográficas, de estilo de vida e da SDE. A análise estatística foi realizada por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 22.0), considerando-se o nível de confiança de 5%. RESULTADOS: Cerca de 73,4% dos adolescentes dormia menos de oito horas de sono por dia, 79% eram sedentários e 60,9% fisicamente inativos. No sexo feminino observou-se correlação inversa entre SDE e horas de sono. CONCLUSÃO: Recomenda-se que os adolescentes pratiquem atividades físicas por mais tempo tornando-se ativos e não sedentários, bem como, o aumento das horas de sono diárias, trazendo assim uma repercussão significativa na melhoria da qualidade de vida.
Descrição: SILVA, M. N. de S. Relação entre a sonolência diurna excessiva e o estilo de vida em adolescentes escolares. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16843
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina Nunes de Souza Silva.pdfPDF - Marina Nunes de Souza Silva14.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.