Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16845
Título: Metodologias interativas em educação em genética: Estudo de caso em extensão universitária com estudantes
Autor(es): Farias, Ruth Burity de
Palavras-chave: Ensino de Genética
Modelagens didáticas
Metodologias de ensino
Práticas de ensino-aprendizagem
Data do documento: 17-Abr-2017
Resumo: O conteúdo de genética é bastante discutido no intuito de se buscar alternativas que desintegre os paradigmas reprodutivistas de educação e facilite a interação ensino- aprendizagem. Diante disso, incorporar metodologias alternativas que facilitarão as conexões entre professores, conteúdo e alunos fornece o efeito desejado aumentando o interesse do aluno e seu envolvimento como agente principal na formação do seu próprio conhecimento. Neste contexto, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a aplicabilidade dessas metodologias no curso de atualização em educação em genética realizado durante a execução do projeto de extensão: Genética vai à escola: utilização de metodologias interativas no ensino genética. Os dados foram coletados a partir de questionários estruturados fechados e calculados quantitativamente através da análise de gráficos. Os resultados mostraram que 48.7% consideraram o fato de que usariam as práticas aplicadas no curso caso fossem professores, pois superou expectativas e o item foi plenamente atendido, enquanto 48% consideraram como item bem-atendido, ou seja, também utilizariam essas práticas em sala de aula. Concluiu-se então, que o uso de metodologias interativas se mostrou relevante diante de uma temática considerada por vários estudiosos como de difícil compreensão e assimilação que é a genética, essa eficácia pôde ser mais uma vez testada e ampliada, pois abrange alunos de licenciatura em Biologia que posteriormente estarão exercendo sua profissão, bem como professores que já encontram-se no campo de profissão.
Descrição: FARIAS, R. B. de. Metodologias interativas em educação em genética: Estudo de caso em extensão universitária com estudantes. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16845
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruth Burity de Farias.pdfPDF - Ruth Burity de Farias15.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.