Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16859
Título: Uma análise nos relatórios de auditoria independente das empresas do Bovespa Mais e Novo Mercado do ano de 2014 a 2017
Autor(es): Nascimento, Matelson Nunes do
Palavras-chave: BM&FBovespa
Bolsa de Valores
Auditoria independente
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: A auditoria independente é um elemento fundamental para a corroboração e credibilidade das demonstrações contábeis elaboradas pela empresa auditada. Diante disso, o estudo teve por objetivo investigar como estão evidenciados os relatórios de auditoria independente, emitidos sobre as demonstrações financeiras das empresas pertencentes aos segmentos Bovespa Mais e Novo Mercado nos exercícios encerrados de 2014 a 2017. Para a realização do trabalho foi utilizada pesquisa descritiva, com base em pesquisa documental, foi utilizado também o procedimento de análise de conteúdo, a fim de identificar e descrever o conteúdo dos relatórios dos auditores independentes em 159 empresas listadas no Bovespa Mais e Novo Mercado, e todas as companhias são praticantes de governança corporativa. Os resultados apontaram que 96,4% dos relatórios independentes não continham ressalva, assim demonstrando um alto nível de transparência. Um pequeno grupo de firmas de auditoria foi responsável por 88,15% das emissões dos relatórios, as chamadas Big Four (KPMG, Ernst & Young, PricewaterhouseCoopers e Deloitte), isto se dá ao fato do mercado sempre optar por aquelas companhias com maior credibilidade neste meio. Houve um aumento no percentual dos relatórios com opinião modificada, de 2,1% em 2014 para 4,4% em 2017. Os resultados refletem a importância da prática da auditoria independente, visto que é utilizado como ferramenta para atestar a transparência e confiabilidade das empresas pertencentes aos segmentos Bovespa Mais e Novo Mercado.
Descrição: NASCIMENTO, M. N. Uma análise nos relatórios de auditoria independente das empresas do Bovespa Mais e Novo Mercado do ano de 2014 a 2017. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16859
ISSN: CDD 657.45
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matelson Nunes do Nascimento.pdfPDF - Matelson Nunes do Nascimento1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.