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Título: A inclusão de aluno com dislexia na escola: estudo de caso
Autor(es): Albuquerque, Sueny Fernandes de
Palavras-chave: Dislexia
Educação inclusiva
Dificuldades de aprendizagem
Data do documento: 2018
Resumo: Este estudo traz uma reflexão sobre dislexia na escola e tem por objetivo geral contribuir com o processo de inclusão de alunos com dislexia. Para tanto utilizamos referenciais teóricos que comtemplam: esclarecimentos acerca das dificuldades dos alunos com dislexia e suas definições, ideias defendidas por Fonseca (2016), Olivier (2011); um breve histórico sobre a educação inclusiva fundamentadas por Voivodic (2004), Mantoan (2006) e algumas propostas de leis de ensino inclusivo, tais como a: A Constituição Federal de 1988 e a LDB nº. 9.394/96, além de outras fontes teóricas de consulta. Para desenvolver esse estudo com abordagem qualitativa foi utilizada a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada no município de Alagoinha-PB, para a qual foram adotados um questionário e a observação de um estudante com 10 anos. A dislexia é um tema que precisa ser reconhecido, pois poucos sabem o seu significado. Além disso a escola precisa de métodos adequados para incluir esse aluno com dislexia. Após as observações e a aplicação do questionário ficou evidente que o aluno está pouco assistido em sala de aula, por falta de métodos adequados para melhorar sua aprendizagem.
Descrição: ALBUQUERQUE, S. F. de. A inclusão de aluno com dislexia na escola: estudo de caso. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16862
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