Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16867
Título: Literatura e Tv: um estudo sobre a adaptação do conto A Dama do Lotação na perspectiva educacional
Autor(es): Cordeiro, Ridayane de Melo
Palavras-chave: Nelson Rodrigues
A Dama do Lotação (Conto)
Arquétipo feminino
Texto original
Texto adaptado
Sexualidade feminina
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar a importância do arquétipo feminino no conto ―A Dama do Lotação‖, inserido no livro A vida como ela é (1951), de Nelson Rodrigues no inicio do século XX estando inserido na prosa contemporânea. Nelson Rodrigues publicava na sua coluna diária A Vida como Ela é..., do jornal carioca Ultima Hora, no período de 1951 a 1961. As historias de Nelson envolvia os desejos extraconjugais ocultos, principalmente o feminino, tema abordado em A Dama do Lotação, adaptado para o cinema e a televisão Brasileira em 1978, sendo apresentado por Daniel Filho como documentário da TV Globo. Nosso objetivo é analisar os conceitos sociais que podem ser utilizados no campo educacional e tentarmos responder dúvidas para essas questões que incide em analisar a recepção do episódio A Dama do Lotação da série apresentada pela televisão brasileira. A partir da discussão do conto, procuraremos problematizar os conceitos e valores daquela geração como uma forma de analisarmos macroestrutural a construção do gênero feminino e as questões de sexualidade interligadas a posição da mulher na sociedade. Assim por meio das aulas de Literatura propomos a discussão dos temas transversais a partir do uso das mídias na formação crítica do aluno.
Descrição: CORDEIRO, R. M. Literatura e Tv: um estudo sobre a adaptação do conto A Dama do Lotação na perspectiva educacional . 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16867
ISSN: CDD 801.959
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ridayane de Melo Cordeiro.pdfPDF - Ridayane de Melo Cordeiro662.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.