Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16872
Título: A vida no lixão: um estudo de caso sobre a vulnerabilidade socioambiental dos catadores de materiais recicláveis no município de Sapé/PB
Autor(es): Lins, Deverton Luis Gomes
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Impactos ambientais
Vulnerabilidade socioambiental
Data do documento: 2018
Resumo: Atualmente os problemas relacionados aos resíduos sólidos estão ligados ao aumento da geração de materiais e ao destino final. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo analisar a disposição final dos resíduos sólidos no município de Sapé/PB, percorrendo desde os métodos de coleta até chegar ao lixão, onde famílias vivem da coleta de materiais recicláveis para seu sustento. Os impactos observados nesta pesquisa são relacionadas a disposição inadequada e a vulnerabilidade socioambiental em que vivem as pessoas no lixão. Pretendemos com essa pesquisa demostrar que a falta de políticas relacionadas ao manejo dos resíduos sólidos, coleta seletiva e os cuidados com a disposição final tem gerado danos prejudiciais ao meio ambiente e a vida dos catadores que vivem no lixão. Adotamos como procedimentos metodológicos de pesquisa a revisão bibliográfica, coleta de informações e observação do objeto de estudo in loco. São vários os problemas atuais no âmbito dos impactos provenientes dos resísuos sólidos, é preciso gerenciar melhor as politicas de meio ambiente e espaços de vida humana, conciliar desenvolvimento economico e tecnológico é responsabilidade dos órgão publicos responsáveis pelas ações socioambientais que desenvolvem.
Descrição: LINS, D. L. G. A vida no lixão: um estudo de caso sobre a vulnerabilidade socioambiental dos catadores de materiais recicláveis no município de Sapé/PB. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16872
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deverton Luis Gomes Lins.pdfPDF - Deverton Luis Gomes Lins5.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.