Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16877
Título: Educar para transformar: A relação professor-aluno e a construção de conhecimento no filme “A Língua das Mariposas"
Autor(es): Morais, Érika Mayara Leite de
Palavras-chave: Relacionamento professor-aluno
A Língua das Mariposas (Filme)
Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem a partir do filme ―A língua das mariposas‖ (1999) Para fundamentar teoricamente esse estudo, recorremos a autores que em suas produções teóricas se debruçaram sobre a temática da aprendizagem e em concepções metodológicas relacionadas à autonomia do aluno em relação ao saber. A pedagogia de Paulo Freire (2009, 1987) foi se tornando o fio condutor de nossas análises, mas também buscamos as contribuições de Tereza Cristina Rego (2011) em relação ao processo de ensino-aprendizagem na perspectiva sociointeracionista de Lev Vygotsky. O filme chama a atenção de todos que atuam na área da educação, porque apresenta a eficiência e eficácia das estratégias utilizada por um professor para despertar o interesse dos seus alunos pelo conhecimento. No filme, o personagem do professor parece ter uma concepção de aprendizagem que tem por base o caráter pulsional dos seres humanos, munidos de uma aptidão para a observação, atenção, comunicação e de uma capacidade incansável de aprender e atribuir sentido a vida. Em nossas análises, podemos supor que sua prática pedagógica se alinha à pedagogia freiriana, tendo em vista que adota uma metodologia problematizadora, provocando nos alunos o interesse em conhecer o meio em que viviam, na perspectiva de compreender para transformar. O personagem professor Don Gregório, acreditava no potencial dos alunos, incentivava a autonomia em relação ao saber e acreditava na educação como instrumento de transformação da sociedade.
Descrição: TORRES, E. M. L. Educar para transformar: A relação professor-aluno e a construção de conhecimento no filme “A Língua das Mariposas”. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16877
ISSN: CDD 371.1023
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érika Mayara Leite de Morais.pdfPDF - Érika Mayara Leite de Morais858.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.