Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16879
Título: O cristianismo e suas agonias sob a perspectiva de Miguel de Unamuno
Autor(es): Oliveira, Raquel Espínola de
Palavras-chave: Cristianismo
La agonia del cristianismo (Ensaio)
Miguel de Unamuno
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar como Unamuno aborda a agonia relacionada ao cristianismo dentro do seu ensaio La agonia del cristianismo (1938) e como esse sofrer agônico atinge os mais diferentes homens, como também o próprio cristianismo. Por ter sido uma obra escrita enquanto o autor se encontrava em exílio, ele nos mostra sua própria luta pelo crer no cristianismo, como o cristianismo agonizava nele mesmo e como esse morrer e ressuscitar presente na crença cristã se fazia presente em sua vida. A agonia que será analisada não é uma agonia proveniente no sofrer da dor ou na agonia que a morte nos traz, mas a agonia que está relacionada com a luta, como o próprio Unamuno apresenta a agonia gerada por dúvidas e inquietações que levam a luta pela vida, enquanto se trava a guerra para encontrar a paz. Para embasar os pensamentos do autor aqui trabalhados, usamos do trabalho de Kierkegaard, escritor/filósofo que muito influenciou os pensamentos de Unamuno, também apresenta a crença num cristianismo que é vivido não no coletivo, mas no íntimo de cada ser humano. Ademais desse autor se fez interessante a leitura de outros escritos do próprio Unamuno que abordavam também essa questão de luta/agônica e religiosidade, como Mi Religión y otros Ensayos Breves y Del sentimiento Trágico de la Vida. Por se tratar de um livro cujo momento de escrita o seu autor se encontrava em solidão longe do seu e de sua pátria, a reflexão acerca de seu conteúdo se torna profunda levando o leitor a pensar suas próprias agonias, como também a pensar o cristianismo de um ponto de vista pessoal, mas não egoísta.
Descrição: OLIVEIRA, R. E. O cristianismo e suas agonias sob a perspectiva de Miguel de Unamuno. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16879
ISSN: CDD 801.959
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Espínola de Oliveira.pdfPDF - Raquel Espínola de Oliveira623.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.