Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16881
Título: Autenticidade na velhice: uma análise do conto Feliz Aniversário, de Clarice Lispector, sob a perspectiva da psicologia humanista de Carl Rogers
Autor(es): Silva, Kaio César Pinheiro da
Palavras-chave: Psicologia humanista
Clarice Lispector
Carl Rogers
Feliz Aniversário (Conto)
Terceira Idade
Data do documento: 25-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tecer uma análise do conto Feliz Aniversário de Clarice Lispector sob a perspectiva da Psicologia Humanista de Carl Rogers, norteada pelos conceitos de congruência e incongruência, destacando a velhice como condição que favorece mais sensibilidade ao indivíduo em relação à autenticidade. Observamos as relações familiares de dona Anita, em sua festa comemorativa aos oitenta e nove anos, demonstrando os sentimentos de solidão e abandono vivenciado pela protagonista, que a leva a manifestar sua autenticidade.Para Rogers, o bem-estar e a evolução psicológica do ser humano seriam facilitados se as pessoas atingissem um nível de congruência (autenticidade) consigo mesmo e na relação com os outros. No conto Feliz Aniversário, Clarice Lispector constrói uma trama em que revela o posicionamento das personagens, em especial de dona Anita, em meio a uma situação familiar, na qual observamos fortes traços de incongruência, com relação ao comportamento dos integrantes da família da aniversariante. A partir disso, é possível tecer uma reflexão a respeito das relações humanas mediadas pela aparência e a hipocrisia. Clarice Lispector instiga-nos a pensar que muitas vezes agimos contra a nossa vontade, sucumbindo o desejo em prol das obrigações e satisfações sociais.Dona Anita, a protagonista, nos mostra, por meio de seus pensamentos e atitudes que é possível ser autêntico em qualquer fase da vida, mostrando-nos, juntamente com as colocações rogerianas, que o envelhecer é mais que um sinônimo de degeneração física, é um movimento à complexidade do organismo, buscando a autorrealização de ser fiel a si mesmo, de ser autêntico.
Descrição: SILVA, K. C.P. Autenticidade na velhice: uma análise do conto Feliz Aniversário, de Clarice Lispector, sob a perspectiva da psicologia humanista de Carl Rogers . 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16881
ISSN: CDD 155.67
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaio Cesar Pinheiro da Silva.pdfPDF - Kaio Cesar Pinheiro da Silva819.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.