Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16882
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Amanda Carolline Barnabé da | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T21:10:54Z | - |
dc.date.available | 2018-06-25T21:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 801.959 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16882 | - |
dc.description | SILVA, A. C. B. A obra cervantina como precursora de novas perspectivas educacionais: um diálogo entre literatura, teatro e educação . 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar o personagem de Cervantes, Don Quijote através de suas ações na obra El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha, como referência de atuação imprescindível e fundamental para refletir-se sobre a atuação do indivíduo na sociedade pelos âmbitos teatral e educacional, bem como demonstrar que o texto cervantino defende ideais “defendidos” até hoje, além de evidenciar o lugar do leitor como fundamental, o que permite desdobrar novas relações com o fazer teatro proposto por Boal e com o atuar na educação proposta por Freire, ademais de demonstrar a ideia principal que norteia estes três âmbitos e o ponto de aproximação entre os mesmos. Quanto ao embasamento teórico principal para o estudo, se pautará na concepção de Teatro do Oprimido de Augusto Boal presente nas obras: A estética do Oprimido (2009), e O arco íris do desejo: o método Boal de teatro e terapia (1996) e na proposta de Educação Libertadora de Paulo Freire, abordada em seus livros: Pedagogia da autonomia (2013), e Pedagogia do oprimido (1987). Como consideração final, pôde-se perceber que os âmbitos aqui tratados como indissociáveis para a formação humana proporcionam ao ser humano a sua própria compreensão como ser que atua, altera as relações humanas e modifica o mundo, bem como Quijote. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Cristiane Agnes Stolet Correia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Libertadora | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (Novela) | pt_BR |
dc.subject | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject | Augusto Boal | pt_BR |
dc.subject | Educação Libertadora | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | A obra cervantina como precursora de novas perspectivas educacionais: um diálogo entre literatura, teatro e educação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Carolline Barnabe da Silva.pdf | PDF - Amanda Carolline Barnabé da Silva | 477.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.