Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Amanda Carolline Barnabé da-
dc.date.accessioned2018-06-25T21:10:54Z-
dc.date.available2018-06-25T21:10:54Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.issnCDD 801.959-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16882-
dc.descriptionSILVA, A. C. B. A obra cervantina como precursora de novas perspectivas educacionais: um diálogo entre literatura, teatro e educação . 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo mostrar o personagem de Cervantes, Don Quijote através de suas ações na obra El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha, como referência de atuação imprescindível e fundamental para refletir-se sobre a atuação do indivíduo na sociedade pelos âmbitos teatral e educacional, bem como demonstrar que o texto cervantino defende ideais “defendidos” até hoje, além de evidenciar o lugar do leitor como fundamental, o que permite desdobrar novas relações com o fazer teatro proposto por Boal e com o atuar na educação proposta por Freire, ademais de demonstrar a ideia principal que norteia estes três âmbitos e o ponto de aproximação entre os mesmos. Quanto ao embasamento teórico principal para o estudo, se pautará na concepção de Teatro do Oprimido de Augusto Boal presente nas obras: A estética do Oprimido (2009), e O arco íris do desejo: o método Boal de teatro e terapia (1996) e na proposta de Educação Libertadora de Paulo Freire, abordada em seus livros: Pedagogia da autonomia (2013), e Pedagogia do oprimido (1987). Como consideração final, pôde-se perceber que os âmbitos aqui tratados como indissociáveis para a formação humana proporcionam ao ser humano a sua própria compreensão como ser que atua, altera as relações humanas e modifica o mundo, bem como Quijote.pt_BR
dc.description.sponsorshipCristiane Agnes Stolet Correiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Libertadorapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEl Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (Novela)pt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectAugusto Boalpt_BR
dc.subjectEducação Libertadorapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleA obra cervantina como precursora de novas perspectivas educacionais: um diálogo entre literatura, teatro e educaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Carolline Barnabe da Silva.pdfPDF - Amanda Carolline Barnabé da Silva477.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.