Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16883
Título: Dom Quixote e Jesus Cristo: homens de carne e ossos, príncipes da paz
Autor(es): Almeida, Ygo Magalhães
Palavras-chave: Literatura comparada
El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (Novela)
Miguel de Cervantes
Jesus Cristo
Bíblia Sagrada
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho visa fazer uma análise comparativa entre Dom Quixote e Jesus Cristo, dois dos maiores personagens literários em âmbito mundial, refletindo sobre suas contribuições para a formação integral do indivíduo, como ser autônomo pensante e modificador do seio social no qual está inserido. Para tanto serão levadas em consideração nessa pesquisa as contribuições de outro literário: Miguel de Unamuno, escritor e filósofo espanhol. Além da análise de alguns trechos específicos das obras El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e da Bíblia, serão levadas em consideração enquanto aporte teórico as obras, Vida de Don Quixote y Sancho Panza, Del sentimiento trágico de la vida en los hombres y en los pueblos, obras de Miguel de Unamuno, entre outros textos que nos permitem traçar uma linha de pensamento entre Dom Quixote e Jesus. Além de refletir sobre as contribuições desses personagens para a formação/libertação do indivíduo, serão abordados nesse trabalho temas relevantes para auto reflexão do sujeito em sociedade bem como, moralidade, respeito, inclusão social, igualdade dos povos, entre outros, a fim de proporcionar mais que a formação de pessoas, mas sim de seres humanos capazes de enxergar a loucura como uma ferramenta que possibilite ver o outro com amor e misericórdia.
Descrição: ALMEIDA, Y. M. Dom Quixote e Jesus Cristo: homens de carne e ossos, príncipes da paz . 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16883
ISSN: CDD 801.959
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ygo Magalhaes Almeida.pdfPDF - Ygo Magalhaes Almeida531.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.