Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16889
Título: Uma análise da variação linguística em postagens de Bráulio Bessa no facebook
Autor(es): Moura, Maria Isabel Pereira de
Palavras-chave: Sociolinguística
Facebook
Variação linguística
Bráulio Bessa (Poeta)
Data do documento: 26-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a variação linguística nas postagens publicadas pelo poeta Bráulio Bessa. Para tanto, tivemos como questão de pesquisa, de que modo Bráulio Bessa manifesta a variação linguística nos seus discursos publicados na página do Facebook e como seus interlocutores, enquanto seguidores se manifestam com relação a tais discursos? Analisamos dez publicações publicadas no Facebook pelo referido poeta, postadas entre os meses de novembro de 2014 e maio de 2015, das quais selecionamos cinco para demonstrar os resultados encontrados, o que caracteriza nossa pesquisa como qualitativa e documental. A fim de fundamentar nossa pesquisa, utilizamos como teóricos as discussões apresentadas por Bagno (2013), Faraco (2008) e Coelho et. al (2010). A análise dos dados demonstrou que a variação linguística é um fenômeno linguístico alvo de visões distorcidas e preconceituosas sobre as diversas formas de manifestação de uma mesma língua. Por outro lado, percebemos a variação linguística manifestada por Bráulio como uma forma de afirmação cultural, uma vez que a língua é a identidade de um povo.
Descrição: MOURA, M. I. P. Uma análise da variação linguística em postagens de Bráulio Bessa no facebook. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16889
ISSN: CDD 401.41
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel Pereira de Moura.pdfPDF - Maria Isabel Pereira de Moura820.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.