Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16894
Título: Aprendizagem matemática e as relações de proficiência nos anos finais do ensino fundamental em escolas municipais de Santa Luzia - PB
Autor(es): Araújo, Joelma Rejane de
Palavras-chave: Avaliação de Aprendizagem
Proficiência em Matemática
Aprendizagem matemática
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: Um ponto de fundamental importância para a verificação da aprendizagem no nosso sistema de ensino são as avaliações externas que ora aplicadas nas escolas conseguem traçar, na maioria das vezes, um cenário de rendimento e de orientações futuras para a melhoria do ensino nas escolas públicas. O referido estudo apresenta uma pesquisa de campo do tipo quanti-qualitativa com abordagem descritiva.Participaram da pesquisa alunos do 6º ao 9º ano e professores da disciplina de Matemática, das escolas EMEIEF Professor Trindade Verna, EMEIEF Ana Brito de Figueiredo e EMEIEF Jovino Machado da Nóbrega situadas no município de Santa Luzia, no sertão paraibano. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados dois questionários contendo perguntas objetivas e subjetivas para coletar as informações necessárias. A pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a aprendizagem de Matemática com a proficiência nos anos finais do ensino fundamental e verificar se os métodos utilizados pelos professores de matemática facilitam a aprendizagem. A proficiência de um aluno é a síntese numérica de seu nível de domínio em uma competência. Trata-se do resultado puro e simples da aplicação da Teoria de resposta ao item. Atualmente, nas avaliações federais e estaduais realizadas no país, ocorre uma abreviação dos resultados de alunos e escolas, feito de diferentes maneiras. Assim, com os resultados obtidos na pesquisa ficou evidenciado que o processo ensino-aprendizado é bastante relativo quando se contextualiza o processo avaliativo de ensino, a metodologia e a avaliação, pois nem sempre o método utilizado pelo professor, corresponde a o que se espera do aluno, tornando uma divergência no resultado que se espera da aprendizagem. Partindo desse pressuposto a disciplina de Matemática é uma das que mais confronta o processo questionado.
Descrição: ARAÚJO, J. R. Aprendizagem matemática e as relações de proficiência nos anos finais do ensino fundamental em escolas municipais de Santa Luzia - PB. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16894
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Rejane de Araújo.pdf6.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.