Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16905
Título: O tempo aparece no instante que acontece: narrativas de resistência encarnada nas rezadeiras de Boa Vista - PB
Autor(es): Souza, Rebeca Araújo de
Palavras-chave: Cultura popular
Crença
Rezadeira
Cosmologia
Data do documento: 14-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Com o trabalho apresentamos reflexões tecidas a partir de investigações sobre a acomodação de marcadores sociais da diferença nas experiências de rezadeiras do município de Boa Vista, Paraíba. Acreditamos que as questões evidenciadas permitem falar do oficio de rezar e benzer como um conjunto de técnicas que, no seu modo de fazer-se, possibilitam às rezadeiras, processos de autoconstrução subjetiva e o desenvolvimento de potências para subverter, num mesmo movimento, dinâmicas associadas a maçadores geracionais e de gênero. Ressaltamos, além disso, que o exercício é efetivado mediante o acesso a sistemas epistemológicos articulados a partir de cosmologias que escaparam às estratégias de homogeneização associadas à colonialidade ocidental.
Descrição: SOUZA, R. A. de. O tempo aparece no instante que acontece: narrativas de resistência encarnada nas rezadeiras de Boa Vista - PB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16905
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Araújo de Souza.pdf8.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.