Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16923
Título: Estilos de liderança: um estudo em uma associação privada de fiéis
Autor(es): Batista, Louise Gomes
Palavras-chave: Liderança
Comunidade católica
Grupo religioso
Dinâmica de grupo
Data do documento: 19-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O tema liderança continua sendo destaque no contexto dos estudos organizacionais, especialmente a discussão do estilo transformacional-transacional. Percebe-se que o estudo da liderança transcende o ambiente empresarial, afinal abrange também a dinâmica dos grupos religiosos. Portanto, objetivou-se identificar os estilos de liderança da comunidade católica Remidos no Senhor sediada em Campina Grande-PB. A pesquisa foi considerada descritiva e bibliográfica; Além disso, para identificar os estilos de liderança foi utilizado o Multifactor Leadership Questionare (MLQ) desenvolvido por Avolio e Bass (1992). Destaca-se ainda que a pesquisa foi realizada por meio de uma autoavaliação das principais lideranças dessa comunidade, sendo os dados mensurados e analisados de forma quantitativa. De acordo com os resultados apresentados, o estilo de liderança transformacional obteve a maior média (3,1), o que pode ser considerado como algo positivo. Constatou-se também que atualmente alguns serviços estão sendo desativados devido à escassez de gestores nessa instituição, por isso surge a preocupação com a melhoria da formação dos voluntários dessa comunidade.
Descrição: BATISTA, L. G. Estilos de liderança: um estudo em uma associação privada de fiéis. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16923
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Louise Gomes Batista.pdf8.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.