Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16926
Título: Conhecimento e prática em plantas medicinais no serviço público de saúde de uma cidade de pequeno porte do nordeste brasileiro
Autor(es): Oliveira, Alline Murielly de
Palavras-chave: Plantas Medicinais
Fitoterapia
Medicina Alternativa
Data do documento: 27-Nov-2017
Resumo: Objetivo: Elucidar a prática, o conhecimento e aceitação, bem como realizar um levantamento etnobotânico das plantas utilizadas no município de Araruna-Pb. Metodologia: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB e abrangeu 3 grupos: Os usuários, os Cirurgiões-dentistas (CD) e os graduandos da UEPB – Campus VIII. A entrevista foi realizada com auxílio de formulário semi-estruturado aplicado por meio de amostra por conveniência em 3 momentos distintos. Os pontos de coleta dessas informações foram: Para os usuários, local de espera da clínica-escola da UEPB, PSF’s, trabalho e moradia; Para os graduandos, horário vago nas salas de aulas; CD na sala dos professores, sempre realizados após o TCLE assinado. Resultados: Tal levantamento evidenciou que a prática, o conhecimento e a aceitação dessa medicina alternativa pelos 3 grupos (usuários, CD e graduandos) mostrou-se expressiva com 68%, 50% e 58% respectivamente. Foi possível identificar, dentre os graduandos (97%) e CD(100%), interesse em obter maior conhecimento sobre o tema, com sugestões para abordagem em disciplina específica durante a graduação. As plantas medicinais que se destacaram foram: Camomila, romã e cajueiro roxo, ainda que CD e graduandos relatem contato deficiente ou inexistente durante a graduação. Conclusão: Conclui-se que as plantas medicinais são utilizadas e que boa parte de suas indicações populares, condizem com as da farmacopeia brasileira. Ainda, a aceitação deste tema na atenção básica e como integrante da graduação foi expressiva, o que encoraja novas pesquisas afim de conhecer mais sobre a relação entre plantas mecicinais e a população em geral.
Descrição: OLIVEIRA, Alline Murielly de. Conhecimento e prática em plantas medicinais no serviço público de saúde de uma cidade de pequeno porte do nordeste brasileiro. 2017. 42f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16926
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Alinne Murielly de Oliveira.pdf7.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.