Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16929
Título: Efeitos da prática do Parkour na impulsão e equilíbrio: Nível de aptidão dos traceurs e traceuses veteranos
Autor(es): Feitosa, Eltiene Soares
Palavras-chave: Parkour
Impulsão
Equilíbrio
Data do documento: 29-Mai-2018
Resumo: Este estudo apresenta uma análise da avaliação dos testes físicos aplicado nos traceurs e traceuses (respectivamente os praticantes do gênero masculino e feminino de Parkour) nos saltos de impulsão horizontal, vertical e equilíbrio do flamingo, sendo os dois primeiros divididos pelo gênero nas análises, e o de equilíbrio do flamingo para ambos. Os testados tiveram 3 tentativas para cada tipo de impulsão, sendo computado a melhor marca atingida, e 5 tentativas para conseguir a permanência de 60 segundos no equilíbrio do flamingo, encerrando assim que conseguir. Foram convidados praticantes de Parkour das regiões Centro- Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, todos acima de 18 anos e com no mínimo 1 ano de experiência no Parkour, onde foi um estudo transversal descritivo, se utilizando de todas as ferramentas necessárias para fazer todas medições e devidas cronometragem, e depois todos analisados usando o Excel 2016 para montar os devidos gráficos, onde a maior porcentagem foi acima da média no salto horizontal e vertical, com ressalva para o teste de equilíbrio do flamingo onde os praticantes não estão acostumado com este tipo de equilíbrio, assim mais da metade não conseguiu concluir o teste, por fim foi concluído que através dos dados obtidos o estudo pode e vai beneficiar futuramente diversos praticantes de Parkour, escolhendo métodos de treinamento para se aplicar e explorar todas as aptidões individuais e especificas que a prática do Parkour oferece aos seus adeptos.
Descrição: FEITOSA, E. S. Efeitos da prática do Parkour na impulsão e equilíbrio: Nível de aptidão dos traceurs e traceuses veteranos. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16929
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eltiene Soares Feitosa.pdfPDF - Eltiene Soares Feitosa32.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.