Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16948
Título: Autopercepção da satisfação da imagem corporal e nível de qualidade de vida de praticantes de yoga
Autor(es): Silva, Márcio Kleyson de Souza Silva e
Palavras-chave: Yoga
Qualidade de vida
Imagem corporal
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A forma de práxis do yoga vem ganhando muito espaço e divulgação dentro de uma perspectiva de prática corporal e espiritual, trabalhando o corpo e a mente, de forma não dualista, capacitando e priorizando uma melhor forma trabalho de autoconhecimento e auto realização com a imagem corporal das pessoas, que cada vez mais buscam uma melhor qualidade de vida. O objetivo geral deste estudo foi investigar e discutir a auto percepção da satisfação da imagem corporal considerando o nível de qualidade de vida dos usuários do Projeto Yoga e Qualidade de Vida. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal. Onde o método de avaliação usado foi Questionário da análise de silhueta e o questionário de avaliação da Qualidade de Vida - WHOQOL-Bref dentro de seus próprios critérios e métodos de avaliação, com análise estatística de média e desvio padrão na apresentação de percentagem e frequência de alguns fatores e correlação spearman feita no programa SPSS. Os resultados apontaram a prevalência de população feminina no estudo, com a média de IMC (kg/m²) de 22,14, onde segue a classificação dentro da faixa de peso normal de 18,5 a 24,9(kg/m²), com consideração os dados da OMS, já a média de altura e peso são respectivamente, 1,61 m e 57,8 kg segundo dados do IBGE 2009, caracterizando uma equivalência acima da média brasileira do sexo feminino, já a idade encontra-se dentro da média de 37,7 anos, considerando os indivíduos de meia idade. A correlação feita não foi significativa se tratando correlação muito fraca, de magnitude muito positiva acima do padrão, pois, temos essa certeza expressada no valor de (r >1), principalmente nas correlações de coeficiente sendo (p>0,05). Quando verificado, a satisfação da imagem corporal, observasse que os insatisfeitos por peso estão em maior porcentagem e frequência, e que os satisfeitos em quantidade maiores do que insatisfeitos por magreza. Esse estudo permitiu concluir que a prevalência da Auto percepção da Imagem corporal ruim dos praticantes de yoga, não foi relevante no fator precedente de um baixo nível no domínio psicológico da qualidade de vida.Já no auto percepção da imagem corporal com a associação da silhueta a seu IMC, encontra-se evidenciado que a maioria do grupo pesquisado está insatisfeito com sua imagem corporal, com maior tendência a diminuição da silhueta por excesso de peso. E que ainda o estudo permitiu considerar também que o Hatha Yoga e o Kundalini yoga, e visto como uma prática adequada para os participantes do projeto, entretanto em relação a qualidade de vida necessita-se de maior atenção no fator psicológico, principalmente na imagem corporal que está inserida nesse domínio como fator diagnostico.
Descrição: SILVA, M. K. de S. S. e. Autopercepção da satisfação da imagem corporal e nível de qualidade de vida de praticantes de yoga. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16948
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Kleyson de Souza Silva e Silva.pdfPDF - Márcio Kleyson de Souza Silva e Silva12.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.