Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16951
Título: Benefícios do treinamento funcional para o idoso: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Carlos José
Palavras-chave: Envelhecimento
Idosos
Treinamento
Funcional
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: O fenômeno do envelhecimento populacional é mundial, ocorrendo na maioria dos países e basicamente atribui-se a isso, dois fatores: redução significativa da mortalidade e da fecundidade. O envelhecimento é atribuído a transformações biológicas naturais, sendo irreversíveis, que se processa ao longo da vida de uma pessoa. Se por um lado é positivo que a expectativa de vida está aumentando, com o envelhecimento advém alterações musculoesqueléticas, funcionais, bioquímicas, psicológicas e fisiológicas agregadas às doenças crônicas, falta de exercícios físicos e utilização regular de vários medicamentos, podem limitar as capacidades funcionais no idoso. No entanto, não é unitário, não ocorre ao mesmo tempo em todos os corpos e não está necessariamente ligado à presença de uma doença. Um estilo de vida ativo como a prática de exercícios promovem mudanças funcionais e morfológicas, prevenindo e tratando doenças, preservando capacidades funcionais, auxiliando na manutenção da independência. Os exercícios devem ser diversificados, divertidos e proporcionar prazer em realiza-los, respeitando os interesses, e necessidades. De acordo com alguns estudos o treinamento funcional tem se mostrado eficiente, seja para o esporte ou para uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido, o presente estudo buscou identificar os benefícios do treino funcional especificamente na população idosa, em seu estado biopsicossocial. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, sobre o treinamento funcional para idosos, com estudos publicados entre os anos de 2010 e 2017 em livros, sites especializados oficiais, no Google Acadêmico e Periódico Capes. Os resultados encontrados indicam que o treinamento funcional proporciona benefícios na aptidão física relacionados à saúde, na manutenção e ganhos na capacidade funcional do idoso. Entretanto, os autores reconhecem que há limitações metodológicas e escassez de pesquisas que abordem o tema, bem como um protocolo específico para esse grupo.
Descrição: SILVA, C. J. Benefícios do treinamento funcional para o idoso: Uma revisão bibliográfica. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16951
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos José Silva.pdfPDF - Carlos José Silva8.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.