Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Estefânia Maria dos-
dc.date.accessioned2018-07-03T17:52:12Z-
dc.date.available2018-07-03T17:52:12Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.otherCDD 372.652-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16957-
dc.descriptionSANTOS, E. M. dos. A abordagem contra o racismo no processo de ensino/aprendizagem de ELE/ELA através das tiras de Mafalda: uma proposta didática para o ensino médio. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNas Histórias em Quadrinhos (HQ‟s) as imagens se alinham à linguagem verbal para comunicar diferentes tipos de mensagens. Dentre as diversas produções, as HQ‟s de Mafalda, produzidas por Quino entre 1964 e 1973 na Argentina, atravessou as fronteiras de seu tempo e se tornou uma das personagens mais conhecidas dos quadrinhos. No contexto educacional brasileiro as tiras da personagem Mafalda podem ser inseridas em várias circunstâncias ligadas ao ensino/aprendizagem, pois atualmente as HQ‟s estão para todos os âmbitos. As tiras de Mafalda através do humor e da ironia tratam de temas políticos e sociais que compreendem os anos em que foram produzidas, mas também ganham sentido na atualidade. Diante disso, a presente pesquisa objetiva motivar professores e futuros professores a trabalharem a partir do tema racismo no processo de ensino/aprendizagem de ELE/ELA a partir das tiras da personagem argentina, Mafalda. Esta investigação se define como descritiva, cujo corpus está estabelecido por meio de uma proposta didática diante das tiras de Mafalda referentes a temática do racismo. Para isso, teremos como apoio alguns documentos nacionais curriculares brasileiros, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM (2006), além de estudos de: Santos (1984), Vergueiro (2010), Ramos (2009 e 2017), entre outros teóricos que nortearão nosso trabalho. A pesquisa sugere que a proposição do tema racismo por meio das tiras de Mafalda no ensino/aprendizagem de ELE/ELA é essencial, visto que sua abordagem pode contribuir para promover a conscientização de adolescentes e jovens a respeitarem as diferentes raças e, consequentemente, evitar atitudes racistas e preconceituosas. Recomendamos, ainda, futuras investigações com novas propostas que apresentem as tiras de Mafalda por meio da temática do racismo e/ou através de outras temáticas possíveis com as tiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Keyte Gabrielle Macena Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de lingua estrangeirapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhos - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectProcesso ensino/aprendizagempt_BR
dc.titleA abordagem contra o racismo no processo de ensino/aprendizagem de ELE/ELA através das tiras de Mafalda: uma proposta didática para o ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estefânia Maria dos Santos.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.