Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16958
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Janiclézia Silva Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T17:54:08Z | - |
dc.date.available | 2018-07-03T17:54:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16958 | - |
dc.description | Melo, J. S. R. de. Análise de material didático de inglês para Ensino Fundamental I de escola particular: a professora regente e suas propostas de atividades extra. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O inglês hoje é considerado uma língua universal (BRITO, 1999), e tem assumido um papel muito importante no desenvolvimento da sociedade (MOITA LOPES, 2005). Diante da grande importância da língua inglesa (LI), nota-se um aumento da necessidade de conhecimento e interesse pelo ensino aprendizagem desse idioma. Muitos pais procuram inserir seus filhos desde cedo nesse meio cultural. Consequentemente, é notório o grande aumento na produção de materiais didáticos voltados para esse segmento educacional. Dessa forma, considerando essa grande expansão do ensino de LI para crianças, e a crescente produção de livros didáticos direcionados ao público infantil, o objetivo desse artigo foi investigar sobre a compreensão do livro didático (LD) de inglês para o Ensino Fundamental I pelo professor e de que forma este profissional reorganizou a sua prática docente a partir da produção de material de apoio ao LD analisado. Para tanto, tivemos como referenciais as teorias de ROCHA, 2006, 2007, 2008; CAMERON, 2001; RAMOS E ROSELLI, 2008; LIMA, 2008; SCRIVENER, 1994; HARMER, 2001; entre outros, que nos respaldou neste estudo. Essa pesquisa foi de caráter qualitativo e foi realizado um estudo de caso onde analisamos o LD utilizado pela professora, em uma escola particular, e apresentamos algumas sugestões de atividades extras propostas por ela que foram trabalhadas como material de suporte para o LD analisado. Como resultado de nossa pesquisa, percebemos que o LD analisado tinha poucas atividades, necessitava então de material de apoio. Sendo assim, as atividades extras elaboradas pela professora promoveram aprendizagens mais significativas. O educador pode utilizar-se da intervenção pedagógica para realização de atividades mais significativas, pois essa nunca é absoluta (PCN, 1997). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Telma Sueli Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Escola privada | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Análise de material didático de inglês para Ensino Fundamental I de escola particular: a professora regente e suas propostas de atividades extra | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janiclézia Silva Rodrigues de Melo.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.