Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, David Hellmiton Gomes de-
dc.date.accessioned2018-07-03T17:56:44Z-
dc.date.available2018-07-03T17:56:44Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.otherCDD 379-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16959-
dc.descriptionVASCONCELOS, D. H. G. de. Os desafios da educação brasileira: as barreiras históricas e culturais para a construção de uma escola pública de qualidade. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo objetiva refletir sobre o contexto histórico da educação brasileira na esfera pública, bem como discutir a falta de investimento que justifica as atuais dificuldades em se proporcionar uma educação de qualidade às camadas populares do país. Se configura em uma pesquisa bibliográfica embasada em autores como Paulo Freire (1996), Demerval Saviani (1995), Scham & Carvalho (2011), Baraglio (2014), Silva (2007) dentre outros pesquisadores que contribuem com seus estudos para que possamos compreender o percurso histórico e a realidade atual da educação no Brasil e que se unem a um estudo referencial teórico relacionado a temática, corroborando com as vivências práticas do autor no estágio supervisionado em Educação de Jovens e Adultos do Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – da Universidade Estadual da Paraíba. O maior interesse no desenvolvimento do estudo foi refletir sobre os caminhos já percorridos pela educação nacional para que possamos discutir ações que possam contribuir para que a educação percorra um caminho mais eficiente para cumprir com a sua função primordial que é a de promover o desenvolvimento social. Compreende-se que isso só será possível se tivermos investimento e políticas educacionais que dêem conta das precárias estruturas das escolas, da formação e da valorização dos profissionais da educação, bem como da melhoria da vida dos sujeitos que frequentam as escolas públicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.titleOs desafios da educação brasileira: as barreiras históricas e culturais para a construção de uma escola pública de qualidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - David Hellmiton Gomes de Vasconcelos.pdf525.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.