Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16959
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, David Hellmiton Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T17:56:44Z | - |
dc.date.available | 2018-07-03T17:56:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 379 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16959 | - |
dc.description | VASCONCELOS, D. H. G. de. Os desafios da educação brasileira: as barreiras históricas e culturais para a construção de uma escola pública de qualidade. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva refletir sobre o contexto histórico da educação brasileira na esfera pública, bem como discutir a falta de investimento que justifica as atuais dificuldades em se proporcionar uma educação de qualidade às camadas populares do país. Se configura em uma pesquisa bibliográfica embasada em autores como Paulo Freire (1996), Demerval Saviani (1995), Scham & Carvalho (2011), Baraglio (2014), Silva (2007) dentre outros pesquisadores que contribuem com seus estudos para que possamos compreender o percurso histórico e a realidade atual da educação no Brasil e que se unem a um estudo referencial teórico relacionado a temática, corroborando com as vivências práticas do autor no estágio supervisionado em Educação de Jovens e Adultos do Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – da Universidade Estadual da Paraíba. O maior interesse no desenvolvimento do estudo foi refletir sobre os caminhos já percorridos pela educação nacional para que possamos discutir ações que possam contribuir para que a educação percorra um caminho mais eficiente para cumprir com a sua função primordial que é a de promover o desenvolvimento social. Compreende-se que isso só será possível se tivermos investimento e políticas educacionais que dêem conta das precárias estruturas das escolas, da formação e da valorização dos profissionais da educação, bem como da melhoria da vida dos sujeitos que frequentam as escolas públicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
dc.title | Os desafios da educação brasileira: as barreiras históricas e culturais para a construção de uma escola pública de qualidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - David Hellmiton Gomes de Vasconcelos.pdf | 525.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.