Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16965
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Lígia Gabriela da Cruz dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T18:09:03Z | - |
dc.date.available | 2018-07-03T18:09:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 808 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16965 | - |
dc.description | Santos, L. G. da C. dos. Problematizando a abordagem dos gêneros literários: das concepções do professor ao trabalho realizado no livro didático. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo corresponde a uma análise da abordagem dos gêneros literários pelo livro didático direcionado aos alunos do 6º ano de uma escola pública do município de Umbuzeiro-PB. O objetivo desta pesquisa foi investigar a respeito do tratamento dado pelo livro didático ao texto literário e refletir acerca da influência da abordagem para a formação do leitor. A pesquisa sobre o livro didático se justifica pelo fato de que este recurso torna-se, muitas vezes, o único material de leitura oferecido aos alunos da educação básica pública. Além disso, com as mudanças nas concepções de literatura, texto literário, leitura e leitor apresentadas nas últimas décadas, torna-se imprescindível investigar a posição do livro didático em relação a essas novas perspectivas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica centrada na análise do livro didático Tecendo Linguagens: língua portuguesa (2015), de Tania Amaral Oliveira et al. Foi analisado também um questionário aplicado com duas professoras que trabalham com o referido livro em sala de aula, a fim de conhecer a opinião das professoras acerca do livro, bem como estabelecer uma comparação entre as concepções e metodologias das professores e a apresentada pelo livro em relação aos gêneros literários. A discussão está fundamentada nas contribuições teóricas de Cosson (2006), Coracini (1999), Soares (2007), Solé (1998) dentre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Lúcia Maria de Souza Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Gênero literário | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.title | Problematizando a abordagem dos gêneros literários: das concepções do professor ao trabalho realizado no livro didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lígia Gabriela da Cruz dos Santos .pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.