Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16970
Título: Retratamento endodôntico associado a curetagem apical: relato clínico de uma alternativa conservadora
Autor(es): Lima, Anderson Araújo
Palavras-chave: Endodontia
Retratamento
Curetagem Apical
Data do documento: 5-Dez-2016
Resumo: O tratamento endodôntico tem como finalidade eliminar os microrganismos e suas toxinas dos canais radiculares mediante a instrumentação, irrigação, medicação intracanal e obturação dos condutos radiculares. Esta terapia radicular inicial pode resultar em insucesso por inúmeras razões, dentre as mais frequentes estar à falha em eliminar os microrganismos que estavam presentes no momento do tratamento inicial ou a reintrodução de microrganismos no sistema de canais radicular após o termino do tratamento inicial. Frente a tais dificuldades e limitações ao tratamento endodôntico convencional, desde que haja condições viáveis, deve-se indicar o retratamento do canal radicular e lançar mão de manobras auxiliares como a curetagem apical e/ou cirurgia parendodôntica como complemento da terapia, essa associação geralmente é bem sucedida, resultando na preservação de dentes que de outra maneira teriam de ser perdidos. O objetivo desse trabalho foi ilustrar e discutir um caso clínico, que recebeu tratamento conservador através de retratamento convencional e curetagem apical em um dente que já havia recebido previamente tratamento endodôntico convencional. O caso clínico foi relatado em etapas desde o diagnóstico da condição, remoção do material obturador, tratamento do canal radicular, no qual realizou-se preparo biomecânico pela Técnica de Oregon Modificada e empregou-se pasta de hidróxido Calen-PMCC® como medicação intracanal, e, tratamento cirúrgico por meio de curetagem periapical. Após preservação do caso, verificou-se, clinicamente, ausência de sintomatologia e, radiograficamente, reparação dos tecidos periapicais. Conclui-se que, mesmo em dentes que já receberam tratamento endodôntico, na presença de infecção, o retratamento endodôntico é indispensável para saneamento do canal radicular e que havendo necessidade de terapia cirúrgica complementar, a curetagem periapical pode ser uma modalidade cirúrgica viável para esses casos.
Descrição: LIMA, Anderson Araújo. Retratamento endodôntico associado a curetagem apical: relato clínico de uma alternativa conservadora. 2016. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16970
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Anderson Araujo Lima.pdf5.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.