Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Patrícia Wanderley | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T12:52:54Z | - |
dc.date.available | 2018-07-04T12:52:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16972 | - |
dc.description | NUNES, P. W. A oralidade no livro didático: usos e possibilidades. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o surgimento da Linguística Contemporânea, a língua passa a ser vista como um fenômeno interativo, em uso. Com isso, o ensino da língua assume novos direcionamentos, reconhecendo a oralidade como um dos eixos essenciais para o desenvolvimento comunicativo dos discentes. Nesse contexto, os gêneros textuais orais devem ser analisados a partir das suas respectivas estruturas e funcionalidades, refletindo a fala como objeto de ensino/aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa (LP) dentro de um continuum de variações entre fala e escrita presentes nas práticas sociais. Diante do exposto, a presente pesquisa, de caráter qualitativo e documental, tem por objetivo investigar como o trabalho didático com os gêneros orais formais está estruturado nos livros didáticos (6º e 9º anos) do ensino fundamental II, tendo como apoio teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL/PCN, 1998), além dos estudos de Antunes (2003), Marcuschi (2005), Schnewly e Dolz (2004), Koch (2006), Bortoni-Ricardo (2008), dentre outros que fundamentam o ensino da oralidade enquanto elemento essencial para o trabalho com a língua materna. Assim, constatou-se que o ensino dos gêneros orais formais não se dá de forma satisfatória nos livros didáticos de língua portuguesa (LDLP) estudados, requerendo mais atenção dos autores e participação efetiva dos professores em sala de aula na promoção de atividades orais sistemáticas, com vistas à promoção de uso efetivo da língua na modalidade oral nas mais diferentes situações de interação social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Gêneros orais formais | pt_BR |
dc.title | A oralidade no livro didático: usos e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patrícia Wanderley Nunes.pdf | 9.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.