Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16978
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jesus, Alessandra Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T15:54:15Z | - |
dc.date.available | 2018-07-04T15:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16978 | - |
dc.description | JESUS, A. S. de Processo de ensino-aprendizagem da literatura: uma proposta norteadora da prática docente. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho com o literatura, atualmente, tem apresentado uma carência no que se refere às ações educativas que sejam pautadas na perspectiva do letramento literário. Nota-se uma presença massiva de atividades didático-pedegógicas com a não centralidade do texto literário e do aluno no processo de ensino. Assim, no presente artigo abordaremos o trabalho com leitura e escrita no percurso do ensino de Literatura, objetivando contribuir para o campo dos estudos literários produzidos na Educação Básica, através da reflexão diante da aplicação de uma Sequência Básica (COSSON, 2006), desenvolvida no projeto ligado a UEPB. O trabalho docente no qual ocorre a amplificação de propostas de leitura e escrita fundamentadas no letramento literário promove um ensino em que as habilidades sociocognitivas dos alunos estão em constante aperfeiçoamento, tal fato justifica a presente pesquisa. Ainda neste trabalho, apresentaremos uma proposta de material didático baseado no que foi utilizado na experiência, com algumas mudanças que surgiram diante da aplicação desta, bem como na reflexão acerca de sua viabilidade. Buscando evidenciar as atividades com o letramento literário, a base teórico-metodológica constituinte deste texto foi desenvolvida fundada nos documentos oficiais que regulamentam a educação e em teóricos como Cosson (2006), Freire (2013), Cândido (2004), entre outros. Através do trabalho desenvolvido, verificamos que as práticas de leitura e escrita quando planejadas visando um processo de formação de leitor literário crítico-reflexivo, acarreta ganhos qualitativos para o ensino da Literatura, proporcionando aos educandos tornar-se exímios proficientes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Micaela Sá da Silveira. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Ação educativa | pt_BR |
dc.subject | Planejamento didático | pt_BR |
dc.title | Processo de ensino-aprendizagem da literatura: uma proposta norteadora da prática docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alessandra Silva de Jesus.pdf | 750.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.