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dc.contributor.authorNunes, Lucrécia Dias de Araújo-
dc.date.accessioned2018-07-04T17:59:43Z-
dc.date.available2018-07-04T17:59:43Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16989-
dc.descriptionNUNES, L. D. de A. As vozes "que falam e que deixam falar" no dizer de uma professora em formação: uma experiência no estágio supervisionado. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo da pesquisa em questão é refletir sobre as dificuldades, encontradas e superadas, por uma professora estagiária, que contribuem para sua vida profissional docente. Para tanto, tendo como escopo teórico a Linguística Aplicada, mais especificamente o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), o presente estudo visa identificar as vozes (BRONKHART, [1999]2009) que se entrelaçam no discurso de uma professora em formação, os saberes (TARDIFI, [2012]2014) mobilizados por esta e as fases da Sobrevivência e Descoberta (HUBERMANN, 1989) que perpassam essa profissional. A análise de sucederá a partir de um diário reflexivo (REICHAMNN, 2009), escrito por uma docente em formação durante o primeiro dia de intervenção, no Estágio Supervisionado III, voltado ao Ensino Médio. Desta forma, a pesquisa se enquadra na abordagem qualitativo-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008), de base documental (OLIVEIRA, 2007). Por meio da análise, no que se refere às vozes, foram identificadas: a voz da autora empírica, representada ora pela estagiária, ora pela professora; as vozes dos personagens, a professora da escola, os alunos e a professora supervisora; e, por fim, a voz social, ora a voz dos estagiários, ora a voz dos professores. Os saberes mobilizados pela colaboradora foram diagnosticados como os saberes pessoais e profissionais e, no que se refere às fases, o período da sobrevivência é relacionado ao Estágio II, à vista das dificuldades encaradas pela estagiária e a descoberta, ao Estágio III, por meio da superação vivenciada por esta. A partir da identificação das vozes, pode-se constatar a concomitância dos saberes e o estágio supervisionado no que se refere à composição deles, além da vivência da estagiária pelas fases de iniciação a docência. Assim, pode-se inferir que não há possibilidade de uma análise efetiva sem a interação das vertentes do estudo em questão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Tatiana Fernandes Sant’anapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectDiário reflexivopt_BR
dc.titleAs vozes "que falam e que deixam falar" no dizer de uma professora em formação: uma experiência no estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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