Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16995
Título: A geoconservação e os aspectos do geoturismo do Sítio Arqueológico do Ingá/PB: um estudo das Pedras Itacoatiaras
Autor(es): Ribeiro, João Batista Nascimento
Palavras-chave: Geoconservação
Preservação ambiental
Geoturismo
Pedra do Ingá
Data do documento: 15-Abr-2018
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal, analisar a Geoconservação do Sítio Arqueológico de Ingá-PB nos dias atuais, uma vez que se trata de uma temática muito recente em todo o mundo; bem como enumerar os aspectos do Geoturismo praticado no local. Foi complementada pelos objetivos específicos: examinar as atuais condições de Preservação Ambiental do Sítio Arqueológico; localizar a área total do complexo que forma as Pedras Itacoatiaras (como é o conhecido o lugar no Brasil e no mundo) e avaliar a importância que os ingaenses dão (ou não) ao principal ponto turístico da cidade. O método utilizado foi o empírico, onde foram realizadas visitas de campo para examinar o local. Teve como metodologia a elaboração de questionários semiestruturados aplicados com os funcionários do Complexo Arqueológico da Pedra do Ingá, e também visitantes, estes estiveram divididos entre alunos das Escolas Públicas do Município e seus responsáveis pedagógicos (Professores, Coordenadores e Supervisores), associando estes dados com o ponto de vista de alguns autores como Brilha (2005 e 2009), Pelegrini (2004), Mansul (2009), entre outros, que proporcionaram um melhor aprofundamento e, por se tratar de um tema recente, um conhecimento por parte daqueles que não têm contato com o objeto de estudo citado. Esta pesquisa desempenhou um importante papel de auxiliar na preservação ambiental do Sítio Arqueológico de Ingá-PB, pois este é reconhecido como o principal ponto turístico da cidade, divulgando a mesma em toda parte do mundo, contribuindo para criar um valor na identidade cultural dos munícipes locais.
Descrição: RIBEIRO, J. B. N. A geoconservação e os aspectos do geoturismo do Sítio Arqueológico do Ingá/PB: um estudo das Pedras Itacoatiaras. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16995
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista Nascimento Ribeiro.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.