Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Edlane Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-06T11:52:15Z | - |
dc.date.available | 2018-07-06T11:52:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16998 | - |
dc.description | PEREIRA, E. D. A sequência didática: possibilidade de aprendizagem teórica e prática para o professor de língua inglesa em formação inicial. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com embasamento em Dolz et. al. (2004), a sequência didática é um conjunto de atividades planejadas que colaboram para o ensino dos conteúdos em um sistema organizacional através da escolha de um gênero que serve como norte para o auxílio do trabalho do professor em formação inicial. O objetivo desta pesquisa é verificar de que forma a produção e aplicação de uma sequência didática contribuem para a aprendizagem teórica e prática da estagiária, autora desse artigo. Este estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Campina Grande/PB, em uma turma com 35 alunos. A base teórica que norteia o nosso trabalho é composta pelas definições de estágio (PIMENTA e LIMA, 2004); concepções de linguagem (CELANI (s/d); documentos oficiais referentes ao ensino de língua inglesa (BRASIL, 1998, RABELLO e PASSOS, 2010; BRONCKART, 2007); sequência didática (DOLZ et. al., 2004; CRISTÓVÃO, 2009); gênero textual (MARCUSCHI, 2008) e gramática contextualizada (ANTUNES, 2007). Dividimos nossa análise em dois momentos: (i) a produção da sequência didática e (ii) sua aplicação. Usa-se como instrumento avaliativo a observação crítica-reflexiva de autoavaliação da autora deste texto. Os resultados finais da aplicação da sequência didática são positivos, pois esta é um meio facilitador para alcançar os objetivos da estagiária, que foram a mediação e produção do conhecimento de forma eficaz. Desse modo, podemos dizer que este material didático contempla a criatividade, autonomia e o desenvolvimento reflexivo como meio de adequação da prática pedagógica pela professora em formação inicial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Telma Sueli Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Auto-reflexão | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A sequência didática: possibilidade de aprendizagem teórica e prática para o professor de língua inglesa em formação inicial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edlane Dantas Pereira.pdf | 907.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.