Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Edneide Mendes de-
dc.date.accessioned2018-07-06T11:53:48Z-
dc.date.available2018-07-06T11:53:48Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17001-
dc.descriptionSANTANA, E. M. de. A brinquedoteca na hospitalização infantil: o papel do pedagogo. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar contribuições do brincar, em brinquedoteca hospitalar, para crianças em processo de hospitalização, bem como discutir o papel do pedagogo neste espaço dedicado à ludicidade. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa, e de um estudo motivado por nossa própria experiência, na condição de um profissional da área de saúde, que também se encontra em processo de formação acadêmica, no curso de Pedagogia. O corpus da investigação foi constituído a partir de observações, realizadas pela pesquisadora, e de entrevistas à profissionais que atuam em um hospital da rede pública de saúde, localizado na cidade de Campina Grande – PB. Através desses instrumentos, pudemos obter dados para discutir acerca do funcionamento da brinquedoteca, no ambiente hospitalar investigado, bem como acerca da relevância do trabalho pedagógico nele desenvolvido. O dados revelaram, dentre outros, a importância de se discutir acerca do brincar, em brinquedotecas hospitalares, seja por profissionais que atuam em ambiente hospitalar, de forma mais direta com crianças internas; seja por profissionais ou futuros profissionais da educação, a exemplo dos Pedagogos. Outro dado relevante, foi a percepção de que, profissionais envolvidos no trabalho realizado na brinquedoteca, consideram imprescindível um acompanhamento pedagógico, à crianças que frequentam a brinquedoteca. A ausência de um Pedagogo pode, na visão dos entrevistados, ser considerado um déficit no trabalho desenvolvido na brinquedoteca. Por fim, consideramos que o tema deste estudo deve ser fomentado em instituições formadoras de profissionais que atuam como facilitadores dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem de crianças, ou de condições que favoreçam sua saúde, independente do ambiente em que estes processos sejam otimizados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrinquedoteca hospitalarpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPapel do pedagogopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.titleA brinquedoteca na hospitalização infantil: o papel do pedagogopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edneide Mendes de Santana.pdf918.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.