Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17002
Título: A linguagem que afigura e cerceia o mundo: o conceito de linguagem no tractatus logico-philosophicus de Ludwig Wittgenstein
Autor(es): Pontes, Franklin Silva
Palavras-chave: Filosofia da linguagem
Teoria da linguagem
Concepção da linguagem
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho pretende mostrar a concepção de linguagem que Ludwig Wittgenstein (1889-1951) apresentou em seu livro Tractatus Logico-Philosophicus (1921). Buscamos apresentar de que maneira essa concepção está estruturada, quais os seus componentes, seus pressupostos, seu alcance e, em certa medida, suas consequências. Para tal pesquisa teórica, fizemos uma análise bibliográfica. Se podemos delimitar algo como nosso resultado mais significativo, talvez seja o fato de que, nesse trabalho, observamos como a concepção de linguagem defendida por Wittgenstein produz consequências extremamente radicais. A radicalidade do Tractatus pode ser resumida em um único enunciado: o número das coisas sobre as quais não podemos dizer nada é maior do que havíamos pensado.
Descrição: PONTES: F. S. A linguagem que afigura e cerceia o mundo: o conceito de linguagem no tractatus logico-philosophicus de Ludwig Wittgenstein. 2018. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17002
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franklin Silva Pontes.pdf894.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.