Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17005
Título: O esoterismo na França do século XIX: por uma história além da razão
Autor(es): Silva, Thamys Lowrhah Eloy de Mendonça
Palavras-chave: Esoterismo
Silenciamento
Positivismo
Ciência materialista ateísta
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: No presente trabalho, intitulado O Esoterismo na França do Século XIX: Por Uma História Além da Razão, tem-se como objetivo abordar o fenômeno esotérico francês do Século XIX, especificamente sobre personagens cujo pensamentos se apresentavam como contraponto ao materialismo científico racional enquanto novo movimento de manifestação de corrente espiritual, de pesquisa e de modo de vida ligado a ciências ocultas. Para a realização deste trabalho tomamos como base a análise de duas figuras da época: Alphonse Louis Constant, ocultista que viveu na França e representa um modelo de vida ligada aos estudos religiosos e místicos presente na história do esoterismo, exercendo grande influência para a sociedade e Gérard Anaclet Vincent Encausse, médico ocultista que fundou a Escola Hermética em Paris influenciando homens de seu tempo e posteriori, sendo também o fundador de duas sociedades esotéricas: a L‘Ordre du Martinisme e a L‘Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix. Os trabalhos desses autores tornam-se importantes para compreendermos suas visões sobre a espiritualidade quando a sociedade do século XIX desenvolvia aspectos de uma secularização. Neste trabalho também será apontado um esboço de personagens que influenciaram a sociedade a partir de seus escritos e suas contribuições, inseridos neste contexto esotérico. A metodologia deste trabalho foi realizada através de estudos bibliográficos e literários que se desenvolveu em duas etapas: na primeira etapa definimos o esoterismo de modo geral, para uma melhor compreensão desta pesquisa, e em seguida adentramos no contexto esotérico francês em que sujeitos buscavam por outras formas de respostas existenciais, sobre o divino e os fenômenos do universo em que a Ciência ateísta e a Religião tradicional ortodoxa não satisfaziam. Na segunda etapa da pesquisa tivemos como foco a análise da vida destes dois personagens e o esboço de alguns outros, observando sua inserção no mundo esotérico, o contexto em que estavam inseridos, suas influências, suas produções e suas contribuições. Deste modo, analisamos os recursos bibliográficos tomando considerações sobre a importância desses sujeitos a partir dos fenômenos espirituais esotéricos dessa época. Nesse sentido, abordamos o esoterismo e suas manifestações enquanto forma de contraponto a Razão e Ciência materialista ateísta ditas determinantes em produções pela História Tradicional Positivista Metódica, resgatando para a história em memória estes sujeitos silenciados.
Descrição: SILVA, T. L. E. de M. O esoterismo na França do século XIX: por uma história além da razão. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17005
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamys Lowrhah Eloy de Mendonça Silva.pdf795.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.