Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17007
Título: Catolicismo e atuação política dos padres na Paraíba oitocentista - uma leitura comparativa da historiografia
Autor(es): Farias, Angélica Pereira de
Palavras-chave: Igreja católica
Insurreições
Paraíba oitocentista
Históriografia
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho visa realizar uma análise da atuação clerical em movimentos sociais ocorridos na Paraíba durante a segunda metade do século XIX. Através de uma pesquisa bibliográfica submetida a uma leitura comparativa de um conjunto de fontes que retratam sobre o catolicismo e a atuação política dos padres no período oitocentista. Para tanto, esta pesquisa analisará os aspectos do envolvimento e transformações da Igreja Católica no século XIX; as insatisfações populares e movimentos sociais no Norte, atualmente Nordeste e por fim, o clero liberal e sua participação nas insurreições da Paraíba, especificamente durante as revoltas de Quebra-Quilos e Ronco da Abelha. Embora com menor influência, analisaremos como Igreja Católica transitou entre a religiosidade e a política, onde por muitas vezes abandonou seu ideal original para assumir um papel mais influenciador em outras esferas sociais e aproveitando do distanciamento entre as autoridades e o povo. Analisaremos também como a mesma conseguiu manipular a população a favor de seus interesses particulares.
Descrição: FARIAS, A. P. de. Catolicismo e atuação política dos padres na Paraíba oitocentista - uma leitura comparativa da historiografia. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17007
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Pereira de Farias.pdf471.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.