Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17019
Título: Composição corporal de gestantes
Autor(es): Rodrigues, Renalle Monize Marques
Palavras-chave: Gestantes
Medidas antropométricas
Composição corporal
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: Durante a gestação ocorrem várias alterações fisiológicas no organismo da mulher, por isso é considerável normal um aumento no peso corporal. Porém, o ganho excessivo deste peso, aumenta também a incidência de complicações, levando mãe e filho a um alto risco. Desta forma, essa pesquisa teve como principal objetivo analisar a composição corporal de gestantes. O estudo foi realizado com as gestantes que estavam entre a 13° e a 26°semanas de gestação, ou seja, durante o segundo trimestre do período gestacional, com idade entre 20 e 40 anos e que estavam sobre um acompanhamento médico regular, através das consultas do pré-natal, no posto de saúde Francisco Pinto em Campina Grande-PB. Participaram do estudo 08 gestantes que atenderam os critérios de inclusão da pesquisa. A coleta de dados foi realizada através de uma anamnese e por uma avaliação das medidas antropométricas, referente à; peso, altura e dobra cutânea tricipital. Quanto ao IMC inicial, calculado com o peso pré gravídico, os resultados mostraram que; 75% das grávidas encontravam-se com o IMC inicial normal/adequado, 12,5% com baixo peso e 12,5% obesa. Quando o IMC inicial foi relacionado com o ganho de peso recomendado, pelo o Ministério da Saúde, para o segundo semestre, observamos que, os resultados mudam consideravelmente. 50% estão abaixo do peso recomendado, 25% com sobrepeso, 12,5% obesas e só 12,5% com o ganho ponderal normal/adequado. Em relação a Dobra Cutânea Tricipital (DCT) observou-se que, os resultados foram compatíveis ao IMC, quanto maior era o IMC, maior era a medida da DCT. Através dos dados da anamnese foi possível observar que, 75% das investigadas apresentaram histórico familiar de doenças crônicas, 50% eram praticantes de alguma atividade física antes da gravidez, porém, durante a gestação 100% delas estavam sedentárias e 50% relatou casos de intercorrências em gestações anteriores como, aborto, pré-eclâmpsia e parto prematuro. Dados que são preocupantes se considerarmos que esses fatores influenciam diretamente no desenvolvimento de doenças durante e após a gestação. Portanto, a avaliação antropométrica aferida da maneira correta durante a gestação, aumenta consideravelmente, a excelência do acompanhamento dessas gestantes.
Descrição: RODRIGUES, R. M. M. Composição corporal de gestantes. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17019
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renalle Monize Marques Rodrigues.pdfPDF - Renalle Monize Marques Rodrigues11.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.