Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17025
Título: O papel do enfermeiro na prevenção do desmame precoce: Relato de experiência
Autor(es): Pimentel, Ana Karine Soares
Palavras-chave: Aleitamento materno
Desmame precoce
Saúde materno-infantil
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: Trata-se de um relato de experiência fundamentado na vivência de uma acadêmica de Enfermagem durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado, da Universidade Estadual da Paraíba, realizado entre fevereiro e março de 2018, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), do município de Puxinanã – PB. O objetivo deste é descrever as experiências vivenciadas nas consultas de puericultura, evidenciando a atuação do enfermeiro na prevenção do desmame precoce. Foram realizadas, pela própria acadêmica, em conjunto com a enfermeira da UBS, 31 consultas de puericultura, sendo 19 de crianças menores de 06 meses, as quais deveriam estar em aleitamento materno exclusivo (AME). As consultas iniciavam com a anamnese da criança, seguida pela avaliação do desenvolvimento e das medidas antropométricas, além de questionamentos relativos ao aleitamento materno e possíveis episódios de introdução precoce de alimentação complementar. Os atendimentos enfatizaram a prevenção do desmame precoce, sendo possível observar os principais problemas que impediam o AME até o sexto mês de vida da criança, como também, a atuação do enfermeiro frente a cada situação. Dentre os motivos alegados pelas mães estavam o leite fraco, influências culturais e o estímulo de familiares, amigos e cônjuge. A partir desta experiência foi possível concluir que o enfermeiro deve atuar no incentivo ao AME nas consultas de puericultura de forma que entenda a singularidade de cada caso. Foi possível constatar que toda assistência deve ser realizada de forma integral e humanizada, visando ultrapassar o conhecimento técnico e científico, para atender cada usuário de acordo com seu estilo de vida e cultura.
Descrição: PIMENTEL, A. K. S. O papel do enfermeiro na prevenção do desmame precoce: Relato de experiência. 2018. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17025
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Karine Soares Pimentel.pdfPDF - Ana Karine Soares Pimentel16.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.