Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17030
Título: Enredando memórias: o bairro de José Pinheiro e a tragédia de 1974
Autor(es): Almeida, Juliana Nascimento de
Palavras-chave: História de Campina Grande
Bairro de José Pinheiro
Memória
Tragédia 1974
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: Sabendo que a cidade na qualidade de objeto histórico configura-se para além de seus artefatos físicos, sofrendo transformações no tempo, logo podemos compreender a relevâncias que seus bairros assumem dentro da cidade ao obter a qualidade de células vivas que modifica os outros e se mesmo através das pessoas que circundam este espaço. Portanto, ao longo do presente trabalho buscamos trazer uma contribuição acerca da história local ao dar luz ao bairro de José Pinheiro, localizado na Zona Leste, na cidade de Campina Grande, PB. Na qualidade de objeto histórico o bairro deve ser observado além de seus artefatos físicos, pois ele pulsa, vive e se transforma, sendo não apenas o cenário onde se desenrolam os acontecimentos, mas a própria sociabilidade. Compreendendo os bairros na qualidade de células vivas da cidade, enquanto referencial ao longo do presente trabalho buscamos por abordar um pouco da história e memória do bairro de José Pinheiro em torno da memória trágica do natal de 1974, quando houve uma explosão em um parque de diversões deixando várias pessoas mortas e feridas. Para tanto se fez uso de arquivos de jornais da época, especialmente o Diário da Borborema.
Descrição: Almeida, J. N. de. Enredando memórias: o bairro de José Pinheiro e a tragédia de 1974. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17030
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Nascimento de Almeida .pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.