Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17031
Título: Entre o esporte e a tradição: jogos de poder e luta entre grupos capoeiristas de Campina Grande (1980-1990)
Autor(es): Sousa, João Paulo Gomes de
Palavras-chave: História de Campina Grande
Capoeira
Jogo educacional
Data do documento: 21-Jun-2018
Resumo: A capoeira atualmente apresenta contornos bem diferentes daqueles que a originaram. Sua crescente prática, sua inclusão no contexto educacional e a grande investigação acadêmica têm levado esta manifestação a ganhar cada vez mais espaços institucionais. Portanto o objetivo desse trabalho é analisar como se deu o surgimento da capoeira em campina Grande e quais os caminhos trilhados por ela nas décadas finais dos anos 80 e inicio dos anos 90. Procura suscitar através dos testemunhos orais a formação dos primeiros grupos de capoeira. Como era a relação desses grupos para com o outro. Quais as dificuldades enfrentadas pelos praticantes e de onde emergiam. Procura compreender quais os motivos que levaram os grupos a se confrontarem nas rodas de rua na cidade de Campina Grande. Percebemos que tais confrontos contribuíram não de uma maneira negativa na projeção e difusão da capoeira campinense, pois essa através dos seus atores sociais que não se limitaram aos embates, procuram aperfeiçoar os seu aprendizados e preencher os espaços antes não abarcados pela capoeira quando adentram as Universidades e Escolas em forma de projetos educacionais no ensino e difusão da cultura-afro brasileira.
Descrição: Sousa, J. P. G. de. Entre o esporte e a tradição: jogos de poder e luta entre grupos capoeiristas de Campina Grande (1980-1990). 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17031
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo Gomes de Sousa .pdf356.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.