Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17034
Título: As sociabilidades nas casas de farinha a partir da memória dos trabalhadores rurais do município de Puxinanã - PB (1960-1970)
Autor(es): Silva, José Vanilson da
Palavras-chave: Casa de farinha - Puxinanã/PB
Historiografia
Memória
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: O presente estudo consiste como objetivo principal analisar a história das Casas de Farinha no município de Puxinanã – PB, entre o período das décadas de 1960 a 1970, a partir das memórias dos antigos agricultores que vivenciaram esse cenário histórico. Através das mudanças historiográficas passamos a inquirir por intermédios dos homens ordinários e comuns como as crianças, mulheres e idosos em seus diferentes lugares e papéis sociais; já não se tratava de uma história atrelada à esfera da política ou das elites, e sim de uma historiografia preocupada muito mais com uma abordagem cultural das tessituras do cotidiano dos homens comuns. Em virtude da escassez de um aprofundamento dos documentos oficiais, referente à nossa pesquisa, optamos caminhar pelo método da história oral, realizando entrevistas semiestruturada como método de coleta de dados, analisados e interpretados sob a luz da pesquisa qualitativa, alicerçada na etnografia com uso de histórias de vida. Nesse estudo, participaram três agricultores que vivenciaram no período do objeto do nosso estudo, além das entrevistas utilizamos os dados históricos e bibliográficos sobre a origem e os aspectos referentes à localização, e, também material documental do arquivo histórico de Puxinanã - PB. Dessa forma, compreendemos a relevância desse estudo para sociedade puxinanaense bem como aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre as atividades econômicas desse município.
Descrição: Silva, J. V. da. As sociabilidades nas casas de farinha a partir da memória dos trabalhadores rurais do município de Puxinanã - PB (1960-1970). 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17034
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Vanilson da Silva .pdf385.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.