Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17037
Título: A história do uniforme escolar em Campina Grande- PB: o caso do Colégio Estadual da Prata (1950-1970)
Autor(es): Melo, Jussara Fragoso de
Palavras-chave: Uniforme escolar
Vestimenta
Historiografia
Cultura escolar
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: Este artigo analisa o uniforme escolar como instrumento para entender a cultura escolar, tais como os sentidos de disciplina e de padronização, as suas práticas e representações. Este vestuário escolar, no seu surgimento, parecia mais com roupas militares do que das atuais concepções de moda escolar, e com o tempo, à medida que os acontecimentos históricos mudavam, essa vestimenta ganhou novos moldes e significados, o que nos ajudam até os dias de hoje a entender o universo escolar e como o alunado interpreta essa vestimenta. No Colégio Estadual é analisado as formas de disciplinarização, que são percebidas não só no uso do uniforme, como também na figura do inspetor que fiscalizava alunos e professores; e nas festividades escolares.
Descrição: Melo, J. F. de. A história do uniforme escolar em Campina Grande- PB: o caso do Colégio Estadual da Prata (1950-1970). 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17037
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussara Fragoso de Melo .pdf727.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.