Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17048
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Lucrécia Dias de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-09T12:04:03Z | - |
dc.date.available | 2018-07-09T12:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17048 | - |
dc.description | Nunes, L. D. de A. As vozes "que falam e que deixam falar" no dizer de uma professora em formação: uma experiência no estágio supervisionado. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo da pesquisa em questão é refletir sobre as dificuldades, encontradas e superadas, por uma professora estagiária, que contribuem para sua vida profissional docente. Para tanto, tendo como escopo teórico a Linguística Aplicada, mais especificamente o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), o presente estudo visa identificar as vozes (BRONKHART, [1999]2009) que se entrelaçam no discurso de uma professora em formação, os saberes (TARDIFI, [2012]2014) mobilizados por esta e as fases da Sobrevivência e Descoberta (HUBERMANN, 1989) que perpassam essa profissional. A análise de sucederá a partir de um diário reflexivo (REICHAMNN, 2009), escrito por uma docente em formação durante o primeiro dia de intervenção, no Estágio Supervisionado III, voltado ao Ensino Médio. Desta forma, a pesquisa se enquadra na abordagem qualitativo-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008), de base documental (OLIVEIRA, 2007). Por meio da análise, no que se refere às vozes, foram identificadas: a voz da autora empírica, representada ora pela estagiária, ora pela professora; as vozes dos personagens, a professora da escola, os alunos e a professora supervisora; e, por fim, a voz social, ora a voz dos estagiários, ora a voz dos professores. Os saberes mobilizados pela colaboradora foram diagnosticados como os saberes pessoais e profissionais e, no que se refere às fases, o período da sobrevivência é relacionado ao Estágio II, à vista das dificuldades encaradas pela estagiária e a descoberta, ao Estágio III, por meio da superação vivenciada por esta. A partir da identificação das vozes, pode-se constatar a concomitância dos saberes e o estágio supervisionado no que se refere à composição deles, além da vivência da estagiária pelas fases de iniciação a docência. Assim, pode-se inferir que não há possibilidade de uma análise efetiva sem a interação das vertentes do estudo em questão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Tatiana Fernandes Sant'Ana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Diário reflexivo | pt_BR |
dc.title | As vozes "que falam e que deixam falar" no dizer de uma professora em formação: uma experiência no estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucrécia Dias de Araújo Nunes .pdf | 473.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.