Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17049
Título: A origem das acusações que condenaram Sócrates
Autor(es): Donato, Alexandre Vieira
Palavras-chave: Justiça
Sabedoria
Verdade
Filosofia socrática
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: Atualmente vivemos em uma sociedade onde não existem valores morais e éticos e os poucos que existem, não têm nenhum valor ou são efêmeros, facilmente corrompidos pelo dinheiro ou poder, diferentemente dos valores do filósofo Sócrates, que por amor aos seus ideais, à ética, a moral e principalmente do seu compromisso pela busca da verdade, foi injustiçado, acusado de crimes, julgado e condenado. Com base nestas informações, o presente trabalho foi elaborado com o objetivo investigar e identificar a origem que motivou o surgimento das acusações que levaram o filósofo Sócrates a julgamento, e, posteriormente a sua condenação. E se dentre estas acusações é possível apontarmos qual foi o teor determinante para a sua condenação a pena capital. Todos os relatos que temos de Sócrates nos mostra o quão importante é hoje, e o quanto foi naquela época. Sócrates ensinou, e de fato se empenhou para encarnar a crença de que a maneira como cada um de nós escolhe viver e morrer possui grande significado. Sócrates criou a filosofia da ética, se dedicou a aprender, porque acreditava que a educação, pode tornar um homem virtuoso e que este era o caminho mais seguro para a felicidade, passou todo o seu tempo dedicado à filosofia, questionando e ensinando. Contudo, Sócrates foi perseguido, fez inimizades, arrancou a raiva e o ódio de pessoas poderosas, por isso, foi acusado, julgado e condenado à morte por envenenamento através da ingestão de cicuta.
Descrição: DONATO, A. V. A origem das acusações que condenaram Sócrates. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17049
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Vieira Donato.pdf606.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.