Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Firmino, Eduardo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T15:02:20Z | - |
dc.date.available | 2013-08-23T15:02:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1704 | - |
dc.description | FIRMINO, E. de S. Práticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionista. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | As abordagens acerca dos estudos da linguagem têm alcançado considerações significativas no que tangem às questões articuladas entre teoria e prática. Objetivamos, a partir das considerações teórico-práticas dessa pesquisa, colaborar com discussões que se correlacionam às práticas do letramento, principalmente na modalidade oral, onde observamos o fenômeno da Variação Linguística em sala de aula. Para tanto, buscamos referenciais teóricos de estudiosos que trabalham na perspectiva da Sociolinguística Interacionista em Sala de Aula e da linguagem, enquanto instrumento de poder e práticas discursivas como Bagno (2002), Bakhtin (1992), Bortoni-Ricardo (2004, 2005 e 2006), Gnerre (1998), Soares (2003), Kleiman (1995) e Koch (2004), todos mantendo uma estreita relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação. Observamos também que os fatores variacionistas presentes na análise da pesquisa são decorrentes de questões relativas ao desenvolvimento da leitura, como também das práticas de letramento impostas pelo ambiente escolar. Desse modo, para que nossa realidade educacional não seja considerada apenas como problemática no que diz respeito ao ensino e aprendizagem, fazse necessário que a variação da língua seja mais que um processo de mudanças, seja reconhecida como fenômeno capaz de corroborar para a aquisição da linguagem nos mais variados contextos de fala. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: João Paulo Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguística – variação | pt_BR |
dc.subject | Leitura - ensino | pt_BR |
dc.subject | Escrita - ensino | pt_BR |
dc.title | Práticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionista | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - ITPELL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eduardo de Souza Firmino.pdf | Eduardo de Souza Firmino | 233.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.