Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Venâncio, Flávia Roberta Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-09T15:23:52Z | - |
dc.date.available | 2018-07-09T15:23:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.623 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17050 | - |
dc.description | VENÂNCIO, F. R. M. A construção da argumentatividade nas redações do ENEM. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se encontra na teoria da argumentação, partindo da retórica clássica de Aristóteles, para a nova retórica de Perelman e Tyteca (2005), os estudos mais recentes sobre a argumentação de Fiorin (2017), Koch e Elias (2017) e nas abordagens da Linguística Textual de Marcuschi (2008), que concebe o texto como objeto de ensino. Tem por objetivos identificar e analisar as estratégias argumentativas mais recorrentes nas redações de candidatos que obtiveram nota máxima nos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, e analisa as redações coletadas do Manual do Candidato ENEM dos anos de 2016 e 2017, bem como do portal de notícias G1, traçando um levantamento das estratégias argumentativas mais utilizadas durante os últimos três anos do exame, a fim de estabelecer o uso do repertório sociocultural produtivo e a configuração de autoria nos textos. O trabalho se justifica pela importância do caráter argumentativo das redações, descrito nas competências dois e três, da Matriz de Referência do ENEM. Os resultados da análise apontam para o uso dos argumentos de autoridade, alusão histórica e o argumento por exemplificação, como estratégias argumentativas mais utilizadas nas redações que obtiveram nota mil. Assim, um ensino de escrita funcional e produtivo pode ser pensado com base nesse estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Clara Regina Rodrigues de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da argumentação | pt_BR |
dc.subject | Estratégia argumentativa | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM | pt_BR |
dc.title | A construção da argumentatividade nas redações do ENEM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flávia Roberta Mendes Venâncio.pdf | 919.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.