Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17052
Título: O baixo meretrício em Santa Cruz do Capibaribe: olhares e disciplinarização (1991-2003)
Autor(es): Lima, Sérgio Lucas Alexandre de
Palavras-chave: Santa Cruz do Capibaribe
Disciplinarização
Baixo meretrício
Historiografia
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: A zona do Baixo Meretrício em Santa Cruz do Capibaribe, interior de Pernambuco, no período entre 1991 e 2003, foi alvo de uma série de discursos que constituíram imagens acerca daquela região. A Rua José Barbosa Da Silva e toda a região que abrigava os cabarés da cidade são palco para este texto. Para analisar esses discursos, foi importante a utilização de conceitos tais como o de “degenerado”, presente na obra do filósofo francês Michel Foucault, intitulada “A Microfísica do poder” (2015), e vários outros. No primeiro capítulo, há uma análise de questões relacionadas a processos de crimes relativos a assassinatos ocorridos no espaço do cabaré, nos anos de 1991 e 1992 e, para tanto, nós utilizamos dois processos de assassinatos acontecidos na zona do Baixo Meretrício, nos quais são abordadas algumas questões relativas a violência no âmbito dos cabarés. No segundo capítulo, a mulher, a igreja católica e a religiosidade nos cabarés são trabalhadas através de uma discussão teórica acerca das lutas das mulheres na nos espaços políticos e na academia, assim como a análise da aproximação da igreja com as prostitutas via Pastoral da Mulher Marginalizada e da religiosidade observável nas pinturas penduradas nas paredes de alguns imóveis da conhecida Rua do Cabaré. No terceiro e último capítulo, é discutido como a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe transforma-se em um lugar de disciplinarização do Baixo Meretrício. Observamos como alguns discursos, requerimentos, projetos de lei e projetos de resoluções internas contribuíram para isso.
Descrição: LIMA, S. L. A. de. O baixo meretrício em Santa Cruz do Capibaribe: olhares e disciplinarização (1991-2003). 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17052
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Lucas Alexandre de Lima.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.